terça-feira, 23 de agosto de 2016

Reforma e Contrarreforma

             
Reforma e Contrarreforma
    A Reforma maior divisão já verificada no interior do Cristianismo e o Renascimento um movimento cultural ocorreram na mesma época. E ambos expressam uma renovação grande de idéias e atitudes levadas adiante por essas pessoas que viveram aqueles tempos .
           Os primeiros reformadores
    Entre os maiores críticos da igreja naquela época estavam John Huss e John Wycliffe os reformadores.
Wycliffe (1320-1384) se formou em teologia pela universidade de Oxford e também traduziu a Bíblia para o inglês a língua de seu povo . Afirmando que havia um grande Contraste entre o que a igreja era o que devia ser , ele criticava , sobre tudo , a falta de instrução dos sacerdotes e o acúmulo de riquezas por parte dos bispos papas. Wycliffe foi presso por isso é levado para um tribunal acusado de herege.
John Huss (1369-1415) era professor da universidade de Praga ( na atual República  Tcheca) e brilhante orador , ele se tornou  conhecido por fazer seus sermões na língua de seu povo , o povo tcheco , língua para a qual traduziu a Bíblia. Por seus ataques à corrupção e ao luxo do alto clero, John Huss foi expulso da igreja, preso e queimado vivo em 1415. Ainda hoje ele é visto como um mártir por muitos tchecos.

                 Martinho Lutero
   No início do seculo XVI , um monge alemão , chamado Martin Lutero , revoltou-se contra a venda de indulgência e ousou discordar da doutrina católica; com isso deu início ao maior abalo já ocorrido no interior da igreja.
   Em 1517, o papa prometeu que todo aquele que desse dinheiro  para construir a nova Basílica de São Pedro , em Roma , receberia , em troca , uma indulgência plena , isto é , o perdão de todos os pecados. Indignado , Martin Lutero pregou na porta da sua paróquia as 95 teses , um documento contendo duras críticas à igreja
    Por insistir na defesa de suas idéias , Lutero acaba sendo excomungado pelo papa. O imperador católico Carlos V , que governava a região da Alemanha , também o considerou um herege e mandou queimar seus escritos. Perseguido , Lutero se refugiou na torre de um castelo e traduziu a Bíblia para o alemão , possibilitando que pudesse ser lida por um número maior de pessoas.
  Vários príncipes alemães se converteram ao Luteranismo e se apropriaram as terras da igreja católica em seu principado; com isso , aumentaram seu poder e sua riqueza.
    Diante do avanço do Luteranismo , o imperador Carlos V , que governava a região da Alemanha, proibiu o culto luterano nos principados católicos. Os príncipes luteranos protestaram contra essa proibição; daí o termo protestante para nomear os seguidores das igrejas surgidas a partir da Reforma.
    As idéias de Lutero se espalharam com velocidade. Para isso , muito contribuiu o aperfeiçoamento da imprensa.

Um comentário: