Os astecas
Os astecas ou mexicas ,nome que eles davam a si mesmos , contam o seguinte mito sobre seus primeiros tempos de vida .
Eles viviam no norte da América e , certo dia , por serem andarilho , decidiram deixar Astlán , sua terra natal , e caminhar em direção ao sul . Depois de caminhar bastante , avistaram uma águia pousada em um pequeno cacto , que trazia uma cobra presa ao bico e a uma de suas patas . Os sacerdotes astecas consideraram aquela águia um sinal dado por seu deus, Uitzilopochitli, de que era ali que eles deveriam se fixar e recomeçar a vida . E foi o que fizeram .
Tenochtitlán, a capital asteca
Aos poucos, tenochtitlán cresceu, e os astecas aumentaram seu poder e riqueza conquistando as cidades vizinhas e constituindo um império imenso que compreendia o atual México e ia do oceano Pacífico ao Golfo do México.
Tenochtitlán , a interessante capital asteca , resistiu e manteve sua autonomia até 1521, data em que foi invadida e conquistada pelos espanhóis.A sociedade asteca
No topo da pirâmide social estava o imperador , considerado um ser semi-divino.
Abaixo do imperador vinham os nobres , que atuavam como sacerdotes , altos funcionários públicos ou militares .
Abaixo dos nobres vinham os comerciantes , com destaque para os atacadistas , especialmente os que trabalhavam com artigos de luxo.
A seguir , vinham os artesãos , que eram conhecimento por sua habilidade e requinte .
Já os agricultores e os soldados constituiam a maioria da população masculina asteca .
Por fim , havia os escravos, prisioneiros de guerra , condenados pela justiça ou indivíduos que , por causa de envolvimento com o jogo ou a bebida tinham sido escravizados.
Esporte e saúde
Os astecas tinham grande paixão pelo esporte e praticavam uma série de jogos ; um de seus jogos preferidos era o tlachtli.
No tocante a saúde , os astecas desenvolveram tratamentos eficientes com base no grande conhecimento da flora e da fauna locais . O médico do rei espanhol Felipe II registrou cerca de 1200 plantas astecas para fins medicinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário