segunda-feira, 27 de junho de 2016

O fortalecimento do poder real

           O Fortalecimento do Poder Real
 No século x , se uma pessoa perguntasse a outra onde ela tinha nascido, sempre a resposta seria o nome de uma vila , cidade ou uma senhoria, mas nunca diria um país .
  Você saberia o porquê? É simples , na Europa daquela época não existia estado como a França , Inglaterra e etc. Então por isso ninguém se considerava francês ou inglês .
  A partir do século XI com o revigoramento das cidades e do comércio , um novo grupo social se formou , a Burguesia , principalmente composta por comerciantes.
 A existência de muitos senhores feudais, e , portanto , de diferentes impostos e moedas , encarecia as mercadorias e atrapalhava os negocios da burguesia .
 Os burgueses passaram , então , a aproximar-se do rei faziam empréstimos de dinheiro ou doações em busca de favores e protecao. Alguns reis , pensando mais no dinheiro da burguesia , passaram  a fazer leis favoráveis a ela .
 Enquanto isso , muitos nobres tinham emprobecido com o fracasso das Cruzadas e outros haviam morrido em combate. A nobreza também enfraquecida se aproximou do rei , a fim de obter vantagens como ajuda militar para reprimir as revoltas camponesas ou um cargo na corte real .
 Os camponeses por sua vez ,passaram a ver o rei como alguem que podia defende-los dos abusos da nobreza .
 Aos poucos assim , o rei passou a ser o árbitro (mediador) nas disputas entre os diferentes grupos sociais e, com isso , foi se fortalecendo. Fortalecido pode criar impostos , estabelecer uma única moeda para todo o território e usar o dinheiro dos impostos e das doações para criar um exército profissional assalariado.


 

2 comentários:

  1. Olá Yasmim, temos que mudar a cor do fundo na postagem sobre a Reforma, não dá para ler! Parabéns pelo trabalho, Geovana.

    ResponderExcluir